Caixa de texto: Caixa de texto: Caixa de texto:

Fazenda do Cré

Caixa Postal 825-H Murteira de Cima

8700-122 MONCARAPACHO

ALGARVE - PORTUGAL

(+351) 917 346 718

(+44) 7752 388 577

info@fazendadocre.com

Produzido por A. Salvado

Última Actualização 21-10-2013

Logo FazendaEnglishPortuguês

Sabores

Prazeres

Viver

e

Bem Estar

Logo Fazenda

Salinas

 

Nos concelhos de Olhão, Tavira e Castro Marim existem três núcleos importantes de salinas localizadas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, em Tavira e na Quinta do Ludo, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

 

Um labirinto de canais guia a água do mar, que escorre para tanques pequenos e pouco profundos onde repousa até que o calor evapore a água deixando os cristais translúcidos a luzir. Estes jardins de sal são o ponto de encontro entre a água doce do rio e a água salgada do oceano Atlântico, reunindo, assim, as condições necessárias à criação de um produto natural, que preserva nutrientes marinhos e minerais importantes numa alimentação saudável e equilibrada.


Viveiros marinhos naturais geram aproveitamento económico, ao mesmo tempo que proporcionam o equilíbrio ecológico e a preservação das espécies nas zonas de sapal dos parques naturais.  As margens das salinas e dos esteiros são o habitat de eleição, local onde as aves se alimentam, enterrando o bico no lodo. A figura do perna-longa é facilmente reconhecida pelo invulgar comprimento das patas e pelo característico voo de baixa altitude com as patas projectadas para trás. Assim, a silhueta elegante dos flamingos, que voam sobre a água, pode descobrir-se por entre as salinas e os sapais que caracterizam a paisagem dos parques de
Castro Marim e da Ria Formosa.

 

(Adaptado de: Salinas e de Sapal de Castro Marim, acedido em 25.08.2013)