Caixa de texto: Caixa de texto: Caixa de texto:

Fazenda do Cré

Caixa Postal 825-H Murteira de Cima

8700-122 MONCARAPACHO

ALGARVE - PORTUGAL

(+351) 917 346 718

(+44) 7752 388 577

info@fazendadocre.com

Produzido por A. Salvado

Última Actualização 21-10-2013

Logo FazendaEnglishPortuguês

Sabores

Prazeres

Viver

e

Bem Estar

Logo Fazenda

Miradouros e Serras

 

No Cerro de S. Miguel, próximo da Fuzeta, a altitude de 402m oferece a melhor vista sobre a Ria Formosa. No Barranco do Velho, o adro da ermida é um dos mais impressionantes miradouros do Algarve, abrangendo vastos horizontes de montes cobertos de sobreiros e medronheiros da Serra do Caldeirão, de onde vem a Aguardente de Figo que usamos na produção dos Licores Tradicionais da Fazenda do Cré.

 

No alto da Serra do Caldeirão, o Algarve surge como um anfiteatro que desce em degraus até ao mar. A paisagem é marcada por suaves ondulações recobertas de tojo, estevas e flores silvestres e nos vales espreita o branco debruado a azul das casas campestres. Sem ser particularmente alta (não ultrapassa os 600m de altitude) a Serra do Caldeirão é a maior serra algarvia. Situada a 25km da Fuzeta, uma visita a não perder. Nas encostas viradas a Leste, há sobreiros a perder de vista. E há ainda espaço para duas zonas especiais – a Fonte da Benémola e a Fonte Ferro.

 

Como se de um oásis se tratasse, a Fonte da Benémola é uma área protegida e exibe espécies animais e vegetais pouco frequentes no Algarve. A Fonte Ferro destaca-se por congregar uma grande quantidade de espécies da região como o medronheiro, a giesta, a urze, a esteva, o rosmaninho, o eucalipto, o pinheiro, os aloendros e, no que respeita a animais, o coelho bravo, a perdiz, o tordo e o melro.

 

De resto, a Serra do Caldeirão é de xisto, uma rocha macia, impermeável e seca em tons quentes e avermelhados. Aqui, a presença do homem só se faz notar quando se encontra um pastor com o seu rebanho de ovelhas e cabras. São terras generosas de espaços amplos, com paisagens arrebatadoras e inesquecíveis.

 

(Adaptado de: Miradouros e de Caminhos da Serra, acedido em 25.08.13)