Caixa de texto: Caixa de texto: Caixa de texto:

Fazenda do Cré

Caixa Postal 825-H Murteira de Cima

8700-122 MONCARAPACHO

ALGARVE - PORTUGAL

(+351) 917 346 718

(+44) 7752 388 577

info@fazendadocre.com

Produzido por A. Salvado

Última Actualização 21-10-2013

Logo FazendaEnglishPortuguês

Sabores

Prazeres

Viver

e

Bem Estar

Logo Fazenda

Gastronomia Local

Dieta Mediterrânica

A candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade (a qual integra Portugal e a sua comunidade representativa de Tavira) deu entrada na sede da UNESCO, em Paris, no dia 30 de março 2012.


Portugal é um país mediterrânico pelo clima e natureza, pelas produções agroalimentares, convivialidades e sociabilidades.

 

A Dieta Mediterrânica integra sabedorias milenares, sistemas e técnicas de produção de alimentos, em particular o uso de uma dieta de elevado valor nutricional, baseada em produtos frescos, da época e produzidos localmente. Esta dieta é comprovadamente preventiva de doenças cardiovasculares e cancerígenas.

 

A Dieta Mediterrânica é um estilo de vida profundamente enraizado nas vivências dos portugueses, que importa preservar, transmitir às gerações vindouras e àqueles que visitam o nosso pais.

 

(Adaptado de: Dieta Mediterraânica, acedido em 25.08.13)

Gastronomia da Fuzeta e Olhão

Alguns pratos típicos são a Caldeirada de Peixe, os Choquinhos com Tinta, o Arroz de Amêijoas ou Conquilhas, o Polvo Assado no Forno, a Sardinhada, os Charrinhos Alimados, a Raia Alhada, o Xarém com Conquilhas ou Amêijoas, a Tradicional Vila de Amêijoas e o Litão à moda de Olhão.

 

Alguns doces ou sobremesas típicos são os Figos Cheios, o Folar de Folha, o Bolo de Figo, os Bolinhos de Amêndoa e os Dom Rodrigo, que se podem encontrar na maioria dos cafés e pastelarias da região.


Na Fuzeta existem diferentes restaurantes e bares, uns mais turísticos e outros mais tradicionais, com esplanadas muito agradáveis, não só no centro da Fuzeta como também junto à Ria Formosa. Pode estacionar o carro e explorar a área a pé, ao seu ritmo.

 

Em Olhão (a 10km da Fuzeta)  há muitos locais onde se pode desfrutar da gastronomia do concelho, sendo por excelência a Av.ª 5 de Outubro, junto à zona Ribeirinha, que concentra a maior parte dos estabelecimentos de restauração e bebidas.

 

(Adaptado de: Gastronomia e de Gastronomia do concelho, acedidos em 25.08.13)

Gastronomia de Tavira

Os produtos do mar são os ex-libris da cidade, destacando-se o marisco, o polvo, o atum, o peixe grelhado e a célebre Flôr de Sal.

 

Contudo, não podemos esquecer a serra e o interior, onde a perna de cabrito no forno, a açorda de galinha, a caça, os enchidos, o queijo fresco de cabra e ovelha fazem parte da oferta gastronómica.

 

Nos restaurantes e pastelarias de Tavira, poderá ainda deliciar-se com os magníficos doces feitos à base de amêndoa, gila, alfarroba, figo e com os folhados de Tavira.

 

Todos os anos decorrem dois festivais gastronómicos, o Festival de Gastronomia Serrana (Março/ Abril) - com especialidades do interior - e o Festival de Gastronomia do Mar (Maio) - com especialidades do litoral.

 

(Adaptado de Gastronomia de Tavira, acedido em 25.08.13)

Mercearias e Supermercados

Na Fazenda do Cré pode usufruir de uma kitchenet completamente equipada. Na Fuzeta existem mercearias e padarias, lojas com produtos locais de qualidade a um preço acessível. Também há um mercado. Se preferir, em Olhão e Tavira existem grandes superfícies. Por muito que aprecie os restaurantes e cafetarias, na Fazenda do Cré tem sempre a possibilidade de fazer as suas próprias refeições e de se aventurar com uma das receitas da região, com os produtos que adquiriu nas lojas locais.